06/11/2019
Conheça mais sobre o sofá chesterfield e como ele pode ser utilizado para dar mais estilo à sua decoração!
O sofá chesterfield é a celebridade da festa quando o quesito é estilo. Uma opção icônica e marcante do vintage para deixar os convidados e visitas de queixo caído com a decoração de sua casa ou apartamento.
Quer saber por que esse modelo se tornou um clássico e como ele pode tornar os seus espaços e lugares únicos? Confira no artigo!
O sofá chesterfield aparece em vários momentos na história, mas o primeiro modelo foi criado para o barão de Chesterfield, o inglês Sir Phillip Stanhope.
Umas das justificações de sua fama é a aparição de forma pública em uma pintura de 1867 de Frederick Walker, onde o sofá aparece em meio a móveis no castelo da Rainha Victoria, do Reino Unido.
Também ganhou ainda mais reconhecimento ao ser utilizado pelo famoso psicanalista Sigmund Freud para atender pacientes em seu consultório. Existem diversas outras versões para a história de criação do modelo, mas o que podemos afirmar é que seu estilo é inconfundível e um sinônimo de elegância!
O seu design foge bastante do comum, e se caracteriza pelos braços arredondados, acabamento em couro e pelo efeito capitonê — botões costurados profundamente ao longo do móvel para dar efeito geométrico.
Como esse sofá é bastante marcante, é importante saber combinar bem com seus ambientes. A boa notícia é que ele pode ser implementado com vários estilos de decoração. Confira!
Pelo fato do sofá chesterfield ser originalmente de couro, remete muito ao estilo clássico de decoração. Se você possui gosto e móveis mais trabalhados e cheios de detalhes, vai ter um lugarzinho perfeito para esse modelo.
Uma das principais características deste estilo são as cores terrosas e uso da madeira e do mármore nas estantes, tapetes, cortinas e lustres.
O estilo rústico remete ao clima de natureza, com uma decoração mais campestre e elementos nada delicados e com acabamentos mais “imperfeitos”.
Para recriar esse efeito em sua casa, pode incluir elementos de madeira aparente como vigas, pedras, cimento, metal e paredes de tijolo. E neste clima, o sofá chesterfield se encaixa perfeitamente, pois o couro remete muito à ideia de elemento mais natural.
O sofá chesterfield é perfeito para relembrar o estilo retrô, pois traz a noção de “antigo”. Se você gosta de homenagear outras décadas e quer recriar o retrô em sua casa, é importante implementar elementos nostálgicos, como eletrodomésticos coloridos, objetos com poá ou flores ou papéis de parede com ícones históricos.
Gostou de conhecer melhor sobre o sofá chesterfield? Então continue acompanhando o blog da Clube Móveis para mais dicas de decoração!
A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora